Blog

Case de Sucesso – Planejamento de Parada, Manutenção Preventiva e Preditiva

Nosso cliente é uma empresa privada que opera campos de petróleo e gás onshore.

O Desafio

O desafio do cliente era garantir que as atividades de manutenção preventivas e corretivas fossem realizadas de forma adequada e dentro do planejamento estabelecido, além de fiscalizar as atividades executadas nos ativos, como poços, dutos, tanques, entre outros.


A tarefa envolveu a gestão de uma grande quantidade de equipamentos e a necessidade de garantir que esses equipamentos estivessem sempre em bom estado de funcionamento, para evitar paradas não programadas que pudessem afetar a produção e a rentabilidade da empresa. Além disso, era importante garantir a segurança dos funcionários envolvidos nessas atividades e do meio ambiente, uma vez que a indústria de petróleo e gás é uma atividade de alto risco.

Nossa Solução

A Infotec Brasil foi contratada para apoiar e dar suporte aos projetos de manutenção e fiscalização. Para atender esse desafio, a Infotec Brasil buscou profissionais capacitados e experientes no mercado, bem como treinou e capacitou profissionais recém-formados, trazendo altivez, dinâmica e experiência ao projeto.


A solução consistiu em planejar, fiscalizar e executar as atividades de manutenção e fiscalização das disciplinas de caldeiraria, mecânica, elétrica, instrumentação, inspeção, pintura e andaime. Também foram realizadosm monitoramentos preditivos, preventivos e corretivos; medição de fluídos; manutenção de integridade e infraestrutura; suporte PI (plant information); monitoramento de equipamentos estáticos; segurança operacional, além da elaboração e gerenciamento de projetos.

Resultados Alcançados

A solução de Planejamento de Parada, Manutenção Preventiva e Preditiva da Infotec Brasil trouxe para o cliente melhorias na eficiência operacional e na integridade dos equipamentos. Como resultado, foi observada uma maior disponibilidade dos ativos, evitando as paradas não programadas que afetavam negativamente a operação.


Além disso, houve a redução dos custos de manutenção e a garantia de um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores. Em um ano, mais de 6.700 ordens de manutenção foram geradas e mais de 6 mil foram executadas adequadamente e dentro do planejamento estabelecido. Com essas atividades foi possível manter em pleno funcionamento cerca de 130 poços.

Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

Artigos Relacionados