Inovação e Mão de Obra Qualificada em Foco: Infotec Brasil impulsiona conexões na Expoman 2025

A participação da Infotec Brasil na Expoman 2025 foi marcada pelo protagonismo em discussões essenciais para o avanço da indústria, especialmente no tema engenharia e manutenção de ativos.

O Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos – conhecido como EXPOMAN – é considerado o principal evento do setor na América Latina, reunindo líderes das maiores empresas do Brasil e de segmentos econômicos globais.

Sua importância para a Infotec Brasil está no foco em avanços tecnológicos e práticas inovadoras de gestão e manutenção, temas diretamente alinhados com os serviços especializados que oferecemos para os segmentos de Óleo & Gás, Energia, Mineração e Siderurgia.

RH em Foco e Inovação Tecnológica como temas que estão no centro da nossa atuação

Marcos Fabelo - Diretor de Operações

A falta de profissionais técnicos qualificados está colocando em risco projetos bilionários, cronogramas e a competitividade dos segmentos industriais de óleo, gás, energia e mineração, comprometendo a transformação do potencial industrial brasileiro.

Marcos Fabelo - Diretor de Operações Tweet

Ele complementou sobre as diretrizes da empresa:

“Nossa única resposta para superar esses desafios está na educação, qualificação técnica e inovação.”

Fabelo também ressaltou as estratégias para suprir a questão da qualificação de mão de obra, assim como motivação para estimular a retenção de talentos:

Academia Infotec

“Na Infotec Brasil somos orientados a investir em conhecimento e inovação. Em relação a aprendizagem contínua, temos a Academia Infotec, uma plataforma online de aprendizado contínuo que conta com mais de 250 cursos com trilhas de aprendizagem técnicas e comportamentais.

Infolab 8087

Já em relação a inovação criamos um ecossistema de inovação chamado Infolab 8087, que potencializa soluções conectando startups, pesquisa e tecnologia que garante a implantação de tecnologia de ponta em nossas soluções.

No painel “Inovações Tecnológicas”, Júlio Vergara apresentou o case CPFL 13 que tinha como principal desafio modernizar seus processos de levantamento de dados de rede elétrica, onde o alto volume de informações e a baixa produtividade dos métodos manuais comprometiam a eficiência operacional e a manutenção preditiva.

Para resolver essa questão, a Infotec desenvolveu uma solução inovadora baseada em inteligência artificial e veículos mapeadores equipados com câmeras integradas, permitindo a coleta automatizada de dados. Com o uso de aplicativos e NOC (Network Operations Center) para acompanhamento em tempo real, a gestão do serviço passou a ser feita de forma eficiente e ágil.

Os resultados do projeto CPFL 13 foram expressivos:

  • Foram levantados 48.5 mil pontos, 32% acima da previsão inicial
  • Mapeamos mais de 2.000 km em 21 municípios
  • Geramos mais de 4.000 fotografias de ativos críticos
  • A produtividade foi 20 vezes maior em comparação ao método manual
Júlio Vergara

O projeto CPFL 13 demonstra a capacidade da Infotec em transformar desafios complexos em ganhos concretos de produtividade e eficiência." Este case exemplifica como a aplicação de tecnologias avançadas pode revolucionar processos tradicionais no setor elétrico.

Júlio Vergara - Coordenador de Operações Tweet

Nossos objetivos são claros, queremos contribuir para o avanço do mercado concretamente e para isso nossa atuação foi concentrada em:

  • Promover diálogo direto com lideranças industriais para entender e responder a demandas do setor
  • Compartilhar soluções, aprendizados e cases que contribuem para esse avanço
  • Apresentar iniciativas baseadas em atração, capacitação e inovação.

Ficou evidente para o público da Expoman 2025 que inovação, eficiência operacional e qualificação técnica são pilares indispensáveis para uma competitividade sustentável.

Seguimos comprometidos em ser um parceiro próximo das operações industriais, conectando conhecimento de campo, visão estratégica e soluções inovadoras.

 

Aproveite para ler nossos artigos sobre:

🔗 Falta de profissionais técnicos qualificados desafia setores estratégicos da engenharia no Brasil

🔗 Futuro da Energia no Brasil exige integração e estratégia

Rolar para cima